Blog Personalchefs / Low Carb: O que é a dieta low carb?


O que é a dieta low carb?

06 abril 2023 3 min de leitura

A dieta low carb é um tipo de alimentação que restringe a ingestão de carboidratos e aumenta o consumo de proteínas e vitaminas. Essa dieta tem como objetivo fazer com que o corpo entre em um estado de cetose, onde ele começa a queimar gordura como fonte de energia em vez de carboidratos.

Os carboidratos são uma das principais fontes de energia do corpo humano, mas quando consumidos em excesso, eles podem contribuir para o ganho de peso e outros problemas de saúde, como diabetes e doenças cardíacas. Na dieta low carb, os carboidratos são limitados a cerca de 20 a 50 gramas por dia, dependendo do indivíduo.

 

Carboidratos

 

Estudos têm demonstrado efeitos positivos nos parâmetros nutricionais de pacientes com excesso de peso após o uso de dietas com este tipo de estratégia, influenciando de forma importante e positiva na:
 
  • Redução do índice de massa corpórea, IMC
  • Melhorando a composição corporal
  • Controlando a pressão arterial
  • Melhorando o perfil glicêmico e lipídico
  • Desinflamando todo organismo
 
mulher segurando balança com fita métrica no pescoço
 
 
Quando há o consumo em excesso de carboidratos, o organismo tem a tendência de estocar esse excesso de energia em forma de gordura para utilizar quando necessário. E para que isso não ocorra, o ideal é você consultar um profissional da área qualificado para iniciar a Dieta Low Carb, assim, a estratégia será aplicada conforme a sua necessidade, rotina e principalmente individualidade biológica.
De forma geral, é indicado iniciar por uma reeducação alimentar, e para isto é preciso evitar alimentos ultraprocessados, carboidratos refinados como farinha de trigo, açúcares, refrigerantes e incluir alimentos naturais e minimamente processados.
 
 
Alimentos e fontes alimentares indicados na Dieta Low Carb:
 
  • Frutas, legumes que crescem “para cima da terra” e verduras
  • Carne, frango, peixe e ovos
  • Queijos e manteiga
  • Azeite e óleo de coco
  • Oleaginosas: amêndoas, nozes, avelãs e castanhas
  • Grãos e sementes: gergelim, chia, linhaça e girassol
  • Chás e café (sem açúcar)
 
Dentro da estratégia Low Carb, se este for compatível com a sua realidade, as proteínas de alto valor biológico e as gorduras de fonte são muito bem inseridas, já que trazem uma maior saciedade e balanço mais adequado em vitaminas e minerais. E como nosso corpo precisa de energia, essa redução de carboidratos no nosso organismo deve ser compensada com o aumento do consumo de proteínas como carnes, ovos, queijos e de gorduras boas como nata fresca, azeite e castanhas.
Evite consumir em excesso e de forma isolada em sua rotina diária, alimentos que sejam de alto índice glicêmico e que podem a longo prazo aumentar o risco de desenvolvimento de doenças. Segue alguns exemplos:
Açúcares refinados, melaço, refrigerantes, sucos industrializados (de caixinha) e doces ricos em açúcar.
Alimentos ultraprocessados como: presuntos, mortadela, salsicha, margarina, nuggets e afins;
Derivados de trigo refinado: pães, bolos, salgadinhos, biscoitos e bolachas.
 
 
alimentos saudáveis vs alimentos pouco saudáveis
 

Ao seguir uma dieta baixa em carboidratos, muitas pessoas relatam perda de peso, aumento da energia, melhora na digestão e na função cerebral, além de uma redução no metabolismo e na resistência à insulina.

No entanto, é importante lembrar que uma dieta baixa em carboidratos não é para todos, e algumas pessoas podem não tolerar bem a restrição de carboidratos. Além disso, é importante garantir que a dieta seja equilibrada e nutricionalmente completa, com o consumo adequado de vitaminas e minerais essenciais.

Antes de iniciar uma dieta low carb, é sempre recomendável consultar um profissional de saúde para avaliar sua saúde geral e determinar se essa é a melhor opção para você. Além disso, é importante lembrar que não existe uma dieta única que funcione para todas as pessoas, e pode ser necessário ajustar a dieta para atender às necessidades individuais.