Blog Personalchefs / Dicas de dieta: Quantas calorias o co...


Quantas calorias o corpo precisa durante o dia?

28 setembro 2021 3 min de leitura

Quem faz dieta regrada, busca emagrecimento saudável ou tem uma meta a cumprir em relação ao peso, sabe muito bem o que é a famosa “caloria”. Presente em todos os alimentos, é ela quem dita um regime equilibrado e a sua ingestão auxilia na eliminação ou aumento de quilos. Entretanto, muitas pessoas ainda não sabem o que essa palavrinha realmente significa. Além disso, é comum buscar entender quanto é preciso ingerir e gastar para conquistar o corpo ideal. Neste sentido, vamos explicar mais sobre esse assunto, detalhando tudo o que você precisa saber.


Boa Leitura!

 

O que é caloria?


A caloria é uma unidade de medida, ou, melhor dizendo, "a quantidade de energia térmica ecessária para elevar a temperatura de um quilograma (um litro) de água em 1 grau Celsius”. É responsável por medir a energia dos alimentos, já que nosso corpo precisa das calorias para funcionar. Segundo estudos do National Institute of Health, um dos principais polos de pesquisa em saúde do mundo, quanto mais calorias um alimento tem, mais energia o seu corpo pode usar, seja para praticar um exercício físico, limpar a casa ou enviar um e-mail para o seu chefe.Cada alimento e bebida possui um número diferente de calorias, que leva em consideração o tipo e a quantidade de tudo o que compõe aquele produto e está indo para dentro do seu corpo.


Quantas calorias eu preciso ingerir?


Não tem resposta simples, nem correta, muito menos concreta para essa “equação”. Tudo aqui varia muito, como sexo, idade, nível e tipo de atividade física realizada, bem como genética e metabolismo. Quando tudo isso é avaliado, aí sim se tem em mãos quantas calorias, em média, se gasta por dia e quantas se deve ingerir para manter o peso considerado ideal ao corpo.


Há quem está tentando perder peso; outros estão querendo ganhar; e tem ainda quem visa manter os quilos que já possui. Cada uma dessas pessoas terá uma ingestão de calorias diferente para chegar ao seu objetivo final, é claro, sempre com saúde.


Lembrando que, se você comer mais calorias do que precisa em um dia, com base em seu peso e nível de atividade, ganhará peso. Do contrário, se comer menos calorias/dia do que precisa, perderá. O ideal aqui é consultar um especialista, como um nutricionista, que irá auxiliar indicando os alimentos ideais e mais saudáveis para seguir rumo à meta desejada.


Existem calorias boas ou ruins?


Sim, elas existem. Supomos que você está fazendo uma dieta de 1200 calorias por dia. Neste caso, supomos que um pote de sorvete tenha 1200 calorias e uma alimentação regrada com saladas, legumes, frutas e alimentos integrais tenha 1500. Com certeza optar pela refeição saudável vai auxiliá-lo a seguir o seu objetivo de perder peso, enquanto que o sorvete apenas atrapalhará a sua rotina, levando mais gordura ao seu corpo.


Neste exemplo específico acima citado, nada tem a ver com a quantidade, e sim a qualidade das calorias. Não são apenas elas que devem ser levadas em conta, mas quantos macronutrientes (proteína, carboidrato e gordura) e micronutrientes (vitaminas e minerais) são ingeridos para a sua saúde e bem-estar.


Isso significa que, às vezes, os alimentos com alto teor calórico (mas naturais, integrais e saudáveis) são melhores para você do que os com menos calorias (gordurosos), porque vão agregar valor ao seu corpo e à sua saúde.


Lembrando que é muito importante contar com o apoio de um nutricionista, ok?


Gostou do conteúdo?