Dicas para variar o cardápio da semana
Na hora de montar um cardápio saudável, saboroso e prático, as pessoas têm o costume de pensar que é mais difícil e está longe do seu alcance. Na verdade está bem próximo e na maioria das vezes muito mais econômico do que consumir alimentos mais rápidos, que podem ser ultraprocessados e se ingeridos de forma cotidiana e a longo prazo, levam ao desenvolvimento de doenças crônicas.
O indicado para você que deseja dar aquele up no seu cardápio do dia a dia, primeiramente, é interessante procurar ajuda de um profissional nutricionista para alinhar suas refeições dentro das suas necessidades biológicas individuais, preferências alimentares e modos de preparo variados, para não as deixar repetitivas e enjoativas. Desta forma, é fundamental construir um cardápio, pois você terá mais chances de aderir a um plano e consequentemente atingir as metas e objetivos. Caso você não se interesse por seguir um plano alimentar específico, o necessário é manter uma alimentação equilibrada em macro e micronutrientes, a fim de obter mais disposição e energia ao longo do dia.
Um cardápio planejado de forma equilibrada consegue evitar desregulações metabólicas, desequilíbrio dos sinais de fome e saciedade, que podem trazer como consequências que você coma em excesso e tenha desejos de consumir alimentos com maior densidade energética como os fast foods, comidas gordurosas e ultraprocessados.
O que deve ter em um cardápio saudável e variado:
Não é qualquer tipo de alimento que é indicado para ser adicionado nas suas refeições diárias, é preciso que estejam adequados em macro e micronutrientes, priorizando por carboidratos complexos e integrais, fontes proteicas com baixo teor de gordura saturada e gorduras mono e poli-insaturadas. Com a ajuda de bons profissionais e da Personal Chef’s você pode saber o que são indispensáveis:
- Carboidratos
- Frutas e Vegetais
- Proteínas
- Massas
- Lanches e Sobremesas com baixo teor de açúcar
Posts relacionados
