Blog Personalchefs / Receitas: Incluindo a abóbora na alim...


Incluindo a abóbora na alimentação: Uma Aliada para sua Saúde

06 junho 2023 4 min de leitura

Se você está procurando uma maneira fácil e saborosa de melhorar sua alimentação, a abóbora é a resposta! Essa hortaliça diversificada oferece uma série de benefícios para a saúde e pode ser facilmente construída em uma variedade de pratos. Neste blog, vamos explorar os benefícios incríveis de inserir a abóbora na sua alimentação diária e como aproveitar ao máximo essa poderosa hortaliça.

 

Veja alguns benefícios da abóbora:

 

Nutrição Poderosa: A abóbora é uma fonte rica em nutrientes essenciais, como vitaminas A, C e E, potássio, fibras e antioxidantes. Esses nutrientes são essenciais para manter a saúde do sistema imunológico, promover a saúde ocular, manter a saúde da pele e regular a pressão arterial.

 

Saúde do coração: A abóbora é uma ótima fonte de potássio, um mineral que ajuda a regular a pressão arterial. A manutenção da pressão arterial dentro de níveis saudáveis ​​pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames.

 

Saúde da pele: A abóbora é rica em antioxidantes, como vitamina C e beta-caroteno, que ajudam a proteger a pele dos danos dos radicais livres e promovem a produção de colágeno. Isso pode resultar em uma pele mais saudável, jovem e radiante.

 

Gerenciamento do peso: Ela é baixa em calorias, rica em fibras e contém uma boa quantidade de água, o que contribui para uma sensação de saciedade. Além disso, as fibras presentes na abóbora ajudam a regular o trânsito intestinal e promovem uma digestão saudável. Ao incluir a abóbora em sua dieta, você pode se sentir mais satisfeito com menos calorias, o que pode ajudar na perda de peso ou na manutenção de um peso saudável.

 

saúde cardiovascular 

 

Dicas para incluir a abóbora na alimentação do dia a dia:

 

Incorporar uma abóbora na alimentação diária é uma escolha inteligente para obter uma nutrição poderosa e desfrutar de refeições deliciosas. Com várias opções de preparo, desde sopas e purês assados ​​e sobremesas, é possível até incluir-la de forma criativa em pratos diferentes.

 

  1. Sopas e cremes: Prepare sopas ou cremes de abóbora, que são uma opção deliciosa e reconfortante, especialmente durante os meses mais frios. Você pode adicionar temperos como gengibre, curry ou canela para realçar o sabor.

  2. Purê de abóbora: Cozinhe a abóbora, amasse-a e transforme em um purê. Esse purê pode ser usado como acompanhamento ou como base para molhos ou recheios.

  3. Assados ​​e gratinados: Corte a abóbora em cubos e asse no forno com um pouco de azeite, sal e temperos de sua preferência. Você pode usá-la como acompanhamento ou adicionar a saladas e pratos principais.

  4. Chips de abóbora: Fatie a abóbora em rodelas finas, tempere com sal e especiarias, e leve ao forno para assar até ficarem crocantes. É uma alternativa saudável aos chips industrializados.

  5. Sobremesas: A abóbora é uma ótima opção para sobremesas saudáveis. Você pode preparar muffins, bolos ou até mesmo um delicioso pudim de abóbora utilizando ingredientes naturais e menos açúcar.

 

abóbora

 

Lembrando que a abóbora pode ser usada tanto na forma do seu fruto quanto das suas sementes, que são ricas em nutrientes e podem ser consumidas torradas ou adicionadas em receitas. Experimente diferentes preparações e descubra novas formas de saborear esse alimento versátil e nutritivo.

 

Você ainda pode contar com pratos ultracongelados preparados com abóbora, sem precisar cozinhar e sujar nada na sua cozinha com os pratos da Personal Chef's. Essa opção é ideal para quem não gosta de cozinhar ou não tem tempo no dia a dia.

 

Veja algumas opções feitas por chefs e nutris:

 

Creme de abóbora low carb

Filé de peixe ao pesto

 

A abóbora é uma adição nutritiva e diferenciada à sua alimentação diária. Com uma variedade de benefícios para a saúde, desde a promoção da saúde ocular até o suporte ao sistema imunológico e manutenção do peso saudável, a abóbora é um alimento que merece destaque em sua dieta. Seja em sopas, purês, assados ​​ou sobremesas, você pode desfrutar dos diversos nutrientes e sabor delicioso que a abóbora tem a oferecer. Experimente incorporá-la em suas refeições e aproveite todos os benefícios que essa hortaliça incrível tem a proporcionar.