Blog Personalchefs / Dicas de dieta: Horário das refeições...


Horário das refeições: existe certo ou errado?

28 setembro 2021 3 min de leitura

Você concorda conosco que comer é muito bom, certo? Além de fazer bem à nossa saúde, esse hábito é capaz de trazer sensação de prazer, satisfação, alegria e bem-estar para a nossa rotina, ornando nossos dias melhores. Entretanto, assim como tudo que “é demais faz mal”, comer em excesso pode ser bastante prejudicial à saúde. É nessa hora que entra em cena o famoso horário de refeições. Mas, será que estipular momentos é a melhor forma para se alimentar? Ou isso não passa de um mito? Muitas pessoas têm dúvidas quanto a esse assunto e, pensando nisso, resolvemos criar esse blog.


Vamos desmistificar tudo que gira em torno do time to eat e elencar aqui para você.

 

Então, vem.


Evidências comprovam: estipular horários para as refeições faz bem à saúde

 

Existem ideias que indicam que há horários certos para se alimentar. Por exemplo: o almoço é a refeição intermediária, entre as energias já gastas de manhã e as que serão gastas durante a tarde. Por isso, é preciso que ele seja completo e com uma boa quantidade de comida. Já à noite, especialistas dizem que comer demais pode pesar e estragar a noite de sono, por isso, é importante preferir por coisas leves.


Mas, além das quantidades e tipos de alimentos, há evidências de que os horários também influenciam nisso. Se comer seu almoço antes, terá mais fome à tarde, e vice-versa. Se você se alimentar antes à noite, com certeza, terá uma ótima noite de sono. Além disso, refeições feitas em horários estipulados também influenciam no metabolismo, ou seja,
quem busca por uma vida saudável e equilibrada, certamente deve ter isso em mente e bem-organizado. Os ciclos circadianos: o melhor horário para cada refeição


Segundo o pesquisador Satchin Panda, professor do Salk Institute, em Dallas, nos EUA, e autor do livro The Circadian Code, o corpo funciona melhor quando a nossa alimentação está seguindo a mesma linha do ritmo circadiano. Todos os hormônios, as substâncias químicas do cérebro, as enzimas e os genes no genoma aumentam e diminuem em determinados momentos do dia. Isso se caracteriza como ciclo circadiano.

 

Isso significa que temos momentos ideais para dormir, comer, estudar, praticar exercícios, ter lazer, e assim por diante. No caso da alimentação, o corpo está adaptado para digerir alimentos e absorver nutrientes de oito a 12 horas diariamente. Fora desse período, o corpo entra em estado de recuperação, restauração e rejuvenescimento, por isso a definição de horários.


Fonte da informação: https://www.bbc.com/portuguese/geral-45340942


Qual é o horário certo para comer?


A melhor forma de evitar comer demais é planejar esse momento. Confira algumas sugestões de horários para cada uma das refeições. Nem sempre será possível segui-los, mas eles são uma referência para tornar o seu dia a dia mais saudável:


* Café da manhã: a partir das 7h
* Lanche da manhã: das 10h às 11h
* Almoço: entre 12h e 13h
* Lanche da tarde: entre 16h e 17h
* Jantar: até as 19h


Ter uma boa noite de sono auxilia na regulação do metabolismo Dormir bem é uma ótima forma de garantir um peso saudável e uma rotina mais tranquila, já que estabiliza os níveis de hormônios relacionados à fome, grelina e aeptina. Também ajuda a diminuir os níveis de cortisol no sangue, hormônio relacionado com o estresse e que poderia aumentar a fome e
diminuir a queima de gordura. Além disso, esse hábito auxilia a manter o metabolismo bem regulado e a alimentação seguida em horários estipulados, ajudando na perda de calorias de maneira mais rápida.


Conheça os pratos do Personal Chef’s


Você tem horários estipulados para fazer as suas refeições, mas, quando chega na hora, ainda não tem nada pronto? Isso vai mudar a partir de agora. Com a Personal Chef’s, é possível ter pratos deliciosos à disposição, prontos para comer a qualquer hora. Basta aquecer dois minutinhos e voilá, estará quentinho e fresco na sua mesa para consumo.
Conheça o cardápio, escolha os que mais amar e faça o seu pedido.

 

É só clicar AQUI!