Blog Personalchefs / Dicas de saúde: Como ter uma vida mai...


Como ter uma vida mais saudável na menopausa

22 março 2023 2 min de leitura
A menopausa compreende uma fase fisiológica da mulher que sinaliza o fim da vida reprodutiva e que é caracterizada por intensas alterações que impactam na qualidade de vida. O envelhecimento é responsável por essas alterações, que ocorrem a nível hormonal e endócrino, ocasionando a perda de função ovariana e consequentemente de reprodução feminina. A desregulação de hormônios como progesterona, estradiol, estrógeno neste período podem desenvolver ondas de calor, suores noturnos, alterações urinárias, insônia, depressão, ganho de peso, perda de massa magra, com risco de aumento para doenças cardiovasculares, metabólicas e perda óssea também.
 
redução de medidas
 
Diante disto, existem mecanismos e estratégias que podem auxiliar na atenuação dos sintomas causados pela menopausa, assim como também diminuir o risco de doenças relacionadas e minimizar o ganho de peso e perda de massa magra.
Podemos, por exemplo, inserir alimentos ricos em ômega-3, incluir a ingestão adequada de vitaminas D, K e C, além de minerais como cálcio, selênio e magnésio, aumentar o consumo de proteínas, inserir carboidratos de baixo índice glicêmico e aumentar o consumo de fibras em todas as refeições.
 
canja de galinha
 
Na prática, podemos citar grupos de alimentos que podem auxiliar como os grãos inteiros, cereais, nozes, frutas, leguminosas, azeite de oliva, peixes e redução do consumo de bebidas adoçadas e carne vermelha.
Adotando hábitos de vida saudáveis através do acompanhamento de profissionais como médicos, nutricionistas e educadores físicos é possível atenuar os sintomas causados pela menopausa.
 
A Personal Chefs pensando na saúde como um todo, sempre busca inserir no cardápio pratos que irão auxiliar em processos fisiológicos como este, assim também como forma preventiva de doenças.
 
 Pratos do cardápio