Blog Personalchefs / Dicas de saúde: Como planejar refeiçõ...


Como planejar refeições para um mês inteiro: Um guia passo a passo

08 setembro 2023 3 min de leitura

Ter um plano de refeições mensais pode ser uma maneira extremamente eficaz de melhorar sua saúde, economizar tempo e dinheiro. Sabemos que muitas vezes o planejamento alimentar pode parecer uma tarefa gigantesca, mas com algumas dicas e estratégias, você pode tornar esse processo simples e até mesmo divertido. Neste guia, vamos te ajudar a criar um plano alimentar que se adapte ao seu estilo de vida.

 

Por que planejar?

 

  • Economia de Tempo: Evite o estresse diário de pensar no que cozinhar.
  • Economia de Dinheiro: Menos idas ao restaurante e menos desperdício de alimentos.
  • Saudável: Controle o que você tem, evitando fast food e lanches não saudáveis.

 

refeições planejadas

Passo 1: faça um inventário

 

O primeiro passo é saber o que você já tem. Verifique sua despensa, geladeira e freezer. Faça uma lista do que já está disponível e pense em como você pode usá-los em suas refeições.

 

Passo 2: Considere suas necessidades

 

Cada pessoa tem necessidades nutricionais específicas. Atletas precisam de mais proteínas, alguns precisam de uma dieta low-carb, outros podem ser vegetarianos. Pense nisso ao planejar.

 

Passo 3: Inspire-se

 

Busque receitas na internet, em livros de receitas e até mesmo nos pratos que já experimentou (talvez alguns dos nossos da Personal Chef's? 😉). Isso te ajudará a criar um menu diversificado.

 

Passo 4: Faça o menu

 

Crie um menu para cada semana do mês. Certifique-se de que ele é variado para que você não se canse das refeições. Lembre-se de incluir todos os tipos de refeições: café da manhã, almoço, jantar e lanches.

 

Passo 5: Faça uma lista de compras

 

Com suas receitas em mãos, crie uma lista de compras organizada por categoria. Isso agiliza o tempo gasto no supermercado e ajuda a evitar compras impulsivas.

 

mulata-bonita-e-cozinhar-uma-refeicao-com-legumes-frescos-na-cozinha-moderna-e-falando-ao-telefone

 

Passo 6: Prepare-se para cozinhar

 

Agora que você tem tudo, prepare o máximo possível antecipadamente. Lave e corte os vegetais, faça molhos e armazene em porções.

 

Passo 7: Armazene corretamente

 

Utilize recipientes herméticos para armazenar suas refeições. Se você optar por refeições ultracongeladas como as nossas, melhor ainda: sua comida estará sempre fresca!

 

Passo 8: Ajuste conforme necessário

 

A vida acontece. Às vezes, o planejamento pode não sair como o esperado. Esteja preparado para fazer ajustes.

 

Cuidados com a saúde em viagens e na praia/piscina

 

O verão é combinado de viagens e momentos à beira da piscina ou na praia. Por isso, não descuide da alimentação nesses cenários. Opte por lanches leves e saudáveis ​​como frutas, barras de proteína e água. Mantenha-se hidratado e evite alimentos pesados ​​que possam causar desconforto gastrointestinal.

 

casal tomando água de coco a beira da piscina nas férias

 

O Que Comer na Praia/Piscina

 

Além dos lanches saudáveis, considere levar refeições mais completas caso vá passar o dia fora. Saladas frias, sanduíches de frango grelhado e frutas são opções que mantêm você no caminho certo para um corpo saudável no verão.

 

Planejar suas refeições não é apenas uma forma de economizar tempo e dinheiro; é um investimento em sua saúde. A Personal Chef's oferece uma variedade de opções que se encaixam perfeitamente em qualquer plano de refeições. Escolhe, esquenta e tá pronto para comer. Aproveite nosso programa de assinaturas e cashback para tornar seu planejamento ainda mais eficaz!

 

Esperamos que este guia te ajude a dar esse passo vital para um estilo de vida mais saudável e prático. Feliz planejamento! 🍽️