Blog Personalchefs / Dicas de saúde: Temperos naturais e s...


Temperos naturais e seus benefícios

03 novembro 2023 2 min de leitura

Se você é um entusiasta da boa culinária, já sabe o poder transformador que os temperos possuem em um prato. Além do que apenas adicionar sabor, os temperos naturais trazem uma série de benefícios à saúde, tornando nossas refeições não apenas deliciosas, mas também nutritivas. Conheça agora o universo dos temperos naturais e descubra como eles podem enriquecer sua alimentação.

 

O Que São Temperos Naturais?

 

Temperos naturais são ingredientes derivados de plantas, geralmente usados ​​em pequenas quantidades, para realçar ou modificar o sabor dos alimentos. Eles são frescos ou secos e incluem ervas, especiarias e alguns tipos de vegetais.

 

chef usando tempero natural

 

Os Benefícios dos Temperos Naturais:

 

  1. Antiinflamatórios: Muitos temperos possuem propriedades antiinflamatórias, como o açafrão e o gengibre, que ajudam a reduzir o inchaço e a dor no corpo.

  2. Antioxidantes: Temperos como orégano, alecrim e manjericão são ricos em antioxidantes, que combatem os radicais livres e protegem o corpo contra doenças.

  3. Digestivos: Certos temperos, como o cominho e o funcho, auxiliam na digestão, prevenindo problemas como indigestão e gases.

  4. Antimicrobianos: O alho e a cebola são conhecidos por suas propriedades antimicrobianas, ajudando a combater bactérias e vírus.

 

Os melhores temperos para se ter em casa:

 

  1. Açafrão (Cúrcuma): Conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, o açafrão pode ser adicionado a sopas, arroz e até mesmo smoothies.

  2. Gengibre: Excelente para a digestão e rico em antioxidantes. Pode ser usado em pratos doces e salgados.

  3. Manjericão: Rico em vitaminas e minerais, o manjericão é ótimo para molhos, saladas e pratos com tomate.

  4. Cominho: Auxilia na digestão e adiciona um sabor terroso aos pratos.

  5. Pimenta do Reino: Além de adicionar um toque picante aos alimentos, a pimenta do reino pode melhorar a digestão.

 

temperos armazenados

 

Dicas para comprar temperos:

 

  1. Evite temperos pré-moídos: Compre os temperos inteiros e moa em casa para preservar o sabor e os benefícios.

  2. Atente-se aos dados de validade: Temperos mais velhos perdem sabor e potência. Verifique os dados de validade e uso enquanto estiverem frescos.

  3. Armazenamento: Mantenha os temperos em locais frescos e secos, de preferência em potes herméticos para preservar seu aroma e sabor.

  4. Origem: Dê preferência a temperos orgânicos e de fontes confiáveis ​​para evitar produtos adulterados ou contaminados.

  5. Utilize os sentidos: Quando possível, cheire e comprove antes de comprar. Os temperos de boa qualidade devem ter um aroma forte e sabor marcante.

 

Investir em temperos naturais não é apenas uma questão de sabor, mas também de saúde. Ao incluí-los em nossa dieta diária, não estamos apenas enriquecendo nossos pratos, mas também cuidando do nosso bem-estar. E lembre-se, na hora de escolher, opte sempre pela qualidade e frescor. Afinal, a Personal Chef's sabe que uma alimentação saudável começa com ingredientes de excelência!