Blog Personalchefs / Dicas de saúde: Desvendando os FODMAP...


Desvendando os FODMAPs: Entenda a dieta e seus benefícios para a saúde

29 maio 2023 2 min de leitura

Os FODMAPs são um grupo de carboidratos fermentáveis ​​que podem ser encontrados em diversos alimentos comuns. A sigla FODMAPs significa Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides and Polyols, que traduzido para o português seria Oligossacarídeos Fermentáveis, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Polióis.

 

Como é um cardápio restrito em FODMAPS?

 

Existem diversos alimentos que possuem alto teor de FODMAPs e, portanto, são recomendados para serem evitados ou consumidos com moderação durante a fase de eliminação da dieta FODMAP. É importante ressaltar que a tolerância individual aos FODMAPs pode variar, e nem todas as pessoas terão problemas com todos os alimentos listados. No entanto, a seguir estão alguns exemplos de alimentos com alto teor de FODMAPs:

 

Frutanos:

Trigo (pão, massas, cereais), cevada, centeio, cebola, alho-poró, alcachofra, chicória, pimentão

 

Galacto-oligossacarídeos (GOS):

Feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha

 

Lactose (Dissacarídeo):

Leite de vaca, iogurte, queijos frescos, sorvete

 

Frutose (Monossacarídeo):

Maçã, pera, mangá, melancia, xarope de milho rico em frutose, adoçantes artificiais com frutose

 

Polióis:

Amora, cereja, nectarina, pêssego, ameixa, abacate, cogumelos, xilitol, sorbitol, manitol, isomalte

 

Neste sentido, em um cardápio restrito em FODMAPS é necessário excluir todos esses alimentos, e os benefícios estão relacionados à diminuição dos desconfortos gastrointestinais dos indivíduos que possuem algum tipo de sensibilidade a estes carboidratos e alívio dos sintomas para as patologias relacionadas, como a doença inflamatória intestinal, doença de crohn e síndrome do intestino irritável.

 

E quais são os alimentos permitidos? No geral, produtos sem glúten como arroz, quinoa, aveia, macarrão, leite de soja, leite de arroz. Frutas como kiwi, laranja, melão, mamão. Vegetais como a berinjela, batata inglesa, abóbora, alface, abobrinha, entre outros.

 

Contudo é fundamental que a recomendação e prescrição deste tipo de cardápio sejam acompanhadas por um profissional de Nutrição já que a ingestão reduzida de grãos, frutas, vegetais e produtos lácteos podem restringir as escolhas dietéticas e pode resultar em deficiências nutricionais, principalmente de fibras e alguns micronutrientes como ferro, cálcio, retinol, tiamina e riboflavina.